Publicado por: profgeomar | 16/10/2009

12º Dia de Missão-16/10

Manhã para corajosos!!

Como já referi, num post anterior, o almoço é servido às 11h15m e dormindo pouco ou muito temos de nos apresentar para esta refeição.

Enquanto dormia, ouvi pelo altifalante a seguinte frase: “O almoço vai ser servido, bom apetite.”
Olhei para o relógio e verifiquei que não estava a sonhar (ou a ter um pesadelo), pois dormimos poucas horinhas e já sabíamos que o almoço era feijoada à transmontana, o que se torna um pouco pesado para quem não tomou o pequeno-almoço, mas….

Fomos corajosos e almoçamos.

O próximo mergulho deverá ser por volta das 18h30m, pois tem de haver sempre uma verificação de todos os equipamentos para que tudo corra bem.
Vamos investigar mais fontes!! Não acham fantástico?

O mergulho teve início à hora prevista, no Campo Hidrotermal de Menez Gwen, que está a uma profundidade de 800m.
 

Início do mergulho do ROV

Início do mergulho do ROV

O ROV chegou ao fundo oceânico às 19h15m e deparámos com uma imagem fantástica de duas grandes lulas que se dirigiam para junto do braço do ROV.

 

Lulas

Lulas

Verificamos também a existência de diversos peixes, caranguejos, corais (essencialmente gorgónias) e mexilhões de tonalidade acastanhada.

Neste mergulho o ROV transporta um “Módulo de Colonização” (recipientes com diferentes conteúdos: nº1: só com areia; nº2: com areia e conchas, nº3: com areia e osso de baleia, ainda ensanguentado, e o nº4: com areia e madeira). Este “Módulo de Colonização” será deixado perto das fontes hidrotermais, durante um ano, para posterior recolha e ser objecto de estudo, por parte de Biólogos, no sentido de se perceber qual o tipo de colonização face a estas condições.

 

 

Módulo de Colonização

Módulo de Colonização

Durante o mergulho, tivemos de novo a visita de duas aves marinhas (almas negras), que adoptamos, pois apresentavam sinais de algum cansaço, ficando connosco parte da noite.

 

Ave marinha - Alma Negra

Ave marinha - Alma Negra

Também presenciámos bioluminescência na superfície da água do mar. Este fenómeno ocorre devido ao facto de determinado tipo de zooplâncton fazer migrações verticais, em que à noite (na sua grande maioria) surge à tona de água e visualizamos a luz que emitem.

 

Agora lanço um desafio para investigarem:” Porque será que este tipo de seres vivos apresenta migrações verticais?”

Voltando ao mergulho…Por este motivo, não conseguimos deixar o “Módulo de Colonização” no local estipulado, nem recolhemos qualquer tipo de amostra, pois o braço do ROV não obedecia aos comandos.

Paciência, a tecnologia nem sempre é perfeita!

 

 

 

Fomos ao encontro de uma zona hidrotermal designada de “ATOS 10”. Esta zona é um local de White Smokers (emanam fluidos pobres em metais) sendo estruturas de baixa altura. Este tipo de chaminés caracteriza este campo hidrotermal.
Enquanto estávamos envolvidos com as imagens das fontes hidrotermais, recebemos pelos intercomunicadores, uma péssima notícia… “o mergulho terá de ser abortado, o controlo remoto do braço robótico deixou de poder comunicar com o braço”, o que impede o seu funcionamento.

 

Anúncios

Responses

  1. mana,
    Recolhe por aí uma prenda do fundo do mar para o teu mano aniversariante!! 😉
    Tira muitas fotos.
    bjs

  2. Não deve ser nada facil estar no seu lugar prof. helena, mas por tudo o que tem visto e por tudo o que nos tem mostrado vale a pena.
    Continuaçao de bom trabalho pof. helena
    Ps: Vou fazer figas para que o mau tempo acalme de vez 😀

  3. Não sei a resposta à pergunta, mas uma hipótese seria porque os nutrientes emitidos pelas chaminés são projectados na vertical e existe um coluna mais rica de nutrientes nesta direcção, antes de serem dispersos na horizontal.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: